Você tem ideia de como uma consultoria pode ser benéfica para o aumento de produtividade da sua empresa? Sabe de que forma ela atua para isso acontecer?
A consultoria é a solução para salvar a sua empresa de problemas e elevar os seus resultados. Isso porque conta com profissionais que irão diagnosticar os pontos negativos, de maneira lógica e têm em mente a satisfação total do cliente. Dessa forma, é essencial entender a atuação de um consultor empresarial e como ele pode agregar valor à sua empresa.
Primeiramente, o que é uma consultoria?
O termo “consultoria” significa dar conselhos e consultas acerca de um assunto específico. É uma atividade realizada por profissionais especializados, que pode ser aplicada em qualquer área do conhecimento como, por exemplo, áreas jurídicas, empresariais e econômicas.
O conceito de consultoria é originário da Grécia Antiga, na qual os sacerdotes – ou homens sagrados – aconselhavam suas comunidades quanto a questões psicológicas, amorosas e até mesmo de caça e guerra. Contudo, foi somente no início do século XX que esse termo tomou força. Nos Estados Unidos, a crise de 1929 gerou complicações no mercado, que precisou buscar profissionais especializados em solucionar problemas para ser reorganizado. Desde então, entende-se por consultor, a pessoa que planeja, acompanha e alavanca os resultados de uma organização.
Agora, como funciona uma consultoria empresarial?
Com foco totalmente voltado ao cliente, uma consultoria empresarial visa enxergar a realidade da empresa e atender às suas necessidades. A partir das informações obtidas, o consultor visualiza os problemas existentes, a fim de solucioná-los, aumentando a produtividade da empresa.
Tendo em vista que a consultoria é a construção de algo ainda inexistente, é preciso entender que os resultados não serão obtidos da noite para o dia. Todavia, os frutos que esse trabalho proporciona serão colhidos, na maioria das vezes, por muito tempo após o seu término.
Em uma empresa, um consultor visa, primeiramente, diagnosticar os problemas existentes, analisando a produção a fim de identificá-los. Encontrados os problemas, o próximo passo é a proposta de soluções, em que serão avaliadas e determinadas conforme prioridades. Depois disso, essas soluções serão colocadas em prática, por meio da implementação do projeto. Nessa etapa, serão executadas as propostas, garantindo, assim, o aumento de produtividade e a redução de custos.
Em quais áreas a consultoria empresarial pode atuar?
Um consultor pode atuar em diversas áreas dentro de uma empresa. De acordo com o seu perfil e o tipo de problema encontrado, pode-se contratar uma consultoria em áreas como:
- Controle estratégico;
- Administrativo-financeiro;
- Gestão de pessoas;
- Vendas;
- Gestão de informação;
- Gestão da qualidade;
- Etc.
Ainda tem dúvidas se deve contratar uma consultoria?
Caso ainda esteja considerando se vale ou não a pena contratar uma consultoria, pare, pense e responda as seguintes questões:
- Como está a minha empresa?
- Como eu gostaria que ela estivesse?
- O que estou fazendo para atingir meus objetivos?
Esse tipo de reflexão sobre a própria empresa é muito importante para o seu aperfeiçoamento. Identificar a realidade em que ela vive, assumir que há o que ser melhorado e buscar ajuda são etapas fundamentais para que se atinja a excelência.
Desse modo, deve-se ter em mente que contratar uma consultoria não é um gasto, mas sim um investimento. Com a ajuda de um serviço especializado, a sua empresa será capaz de rever os seus custos e estratégias, a fim de investir melhor o seu dinheiro. O trabalho de uma consultoria oferece um olhar de fora da empresa, baseada no planejamento e desenvolvimento de soluções, capacitado a não somente apontar os problemas, como também resolvê-los. Assim, sua empresa conseguirá desatar as suas maiores dificuldades e ficará longe de qualquer crise.