Market share: entenda como esse conceito é aplicado

Você já deve ter ouvido falar em Market Share. Porém, por trás de todos os conceitos e definições, você sabe como realmente esse termo se aplica na prática?

Ao relacionarmos o significado de uma palavra a exemplos do cotidiano, conseguimos entender melhor o seu sentido. Assim, fazendo isso com o termo Market Share, será possível maior visualização e entendimento, indo além do abstrato.

Qualquer empresa, seja de produtos ou serviços, deve estar preocupada com a concorrência e com a procura de seu negócio no mercado. No mundo atual, a perda de oportunidades de vendas pode causar crises e até falências de empresas. Para evitar isso, o empreendedor deve estar atento às necessidades da população e adequar o seu negócio à situação da sociedade.

Visto o panorama apresentado, é necessário que o empresário conheça os conceitos de Market Share para, assim, aplicá-los em sua empresa e garantir sua sobrevivência e prosperidade. Market Share, em sua forma mais pura, é a quota do mercado que o seu negócio ocupa, ou seja, no mundo dos negócios, a parte que uma empresa detém desse mundo define seu Market Share.

Mas afinal, o que isso significa e como isso pode ser importante para uma empresa?

Para uma empresa, o Market Share irá representar o quão seu negócio é necessário e procurado no mercado. Então, de certa forma, o Market Share é uma medida de demanda que o mercado tem pelo seu negócio em específico. Mas isso não só engloba a quantidade de produtos, mas sim tudo que está em volta deles.  Como exemplo: uma padaria vende somente três tipos de pães, nada mais. Seu Market Share engloba somente pessoas dispostas a comprar o seu tipo determinado de pão e naquele determinado preço, ou seja, um público bem pequeno. Pode haver a dúvida: “Como isso pode incluir um público tão pequeno? Todo mundo quer comprar pão!” A maioria das pessoas realmente gosta de comprar pão, mas isso não leva as pessoas a comprar exatamente da sua padaria. Há um conjunto de fatores que alteram a procura e fazem com que as pessoas, mesmo querendo pão, não frequentem a sua padaria.

Para fins explicativos, pegaremos só dois fatores que influenciam o caso em questão:

– Preço: um determinado preço poderá atrair ou não as pessoas. Só irá à sua padaria quem quiser comprar pão dentro do limite de preço imposto pela padaria.

– Variedade de Produtos: as pessoas não necessariamente vão à padaria somente para comprar pães. A grande maioria vai para comprar ou, pelo menos, olhar outros produtos. A partir do momento que você tem uma quantidade de produtos pequena, as pessoas deixam de ir à sua padaria, pois podem comprar outros produtos em outra padaria que a sua não fornece. E isso afeta drasticamente toda a frequência de clientes do estabelecimento em questão.

Uma padaria com uma grande quantidade de produtos atrai não somente aqueles que querem comprar pão, mas também aqueles que querem comprar e olhar outros produtos. E um produto ajuda a venda de outro, uma vez que “força” o cliente a ver os demais produtos e este fica suscetível a comprá-los. Outra grande vantagem de ter uma boa quantidade de produtos é que estes permitem que o limite de compra de algumas pessoas seja mais flexível. Um grande exemplo é o mercado. O mercado normalmente vende pães mais caros que uma padaria, mas, mesmo assim, uma grande quantidade de pessoas compra no mercado. Isso ocorre porque a partir do momento que você permite o cliente a economizar tempo e esforço, o cliente está disposto a pagar por isso. Porque você sairia depois do mercado, pegaria um meio de locomoção, iria para uma padaria, compraria somente o pão e iria finalmente para casa se você pode economizar todo esse trabalho indo no corredor ao lado no mercado. As pessoas flexibilizam sua faixa de preço e essa flexibilização, em uma grande quantidade de pessoas, faz muita diferença no faturamento ao final do mês.

Então, o Market Share, de forma mais abrangente é a parcela do mercado que você atinge devido aos fatores internos e externos que afetam um negócio.

Ao investir em inovações e marketing, a sua empresa estará também investindo na expansão do seu Market share. Lembrando que quantidade não é sinônimo de qualidade e, por isso, é importante a excelência no atendimento, valorizando cada cliente.

Gostou desse artigo?

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail

plugins premium WordPress

Ao navegar no site engeproconsultoria.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.