Conceito amplamente difundido e desejado no ambiente empresarial, a produtividade consiste em fazer mais utilizando menos recursos. Apesar de existirem métricas para a avaliação desse conceito, sua análise pode ocorrer de forma mais empírica no cotidiano da empresa, levando em consideração o nível de conhecimento que os colaboradores têm acerca dos processos em que estão envolvidos e o gerenciamento que a empresa possui sobre o tempo de execução demandado por eles.
A seguir, traremos três sinais que podem indicar a necessidade de melhorias na produtividade de seu negócio:
1 – “As reclamações dos funcionários com relação aos processos está cada vez maior.”
Uma mesma peça é tratada por diferentes nomes dentre os colaboradores, um operador mais experiente adapta o processo e decide sempre pular uma etapa, os funcionários não sabem explicar com clareza o que fazem… Por mais que pareçam absurdas, essas inconsistências são comuns em boa parte das empresas e devem ser eliminadas para que se obtenham melhores resultados.
2 – “Identificar cada detalhe do que ocorre no dia a dia da sua empresa.”
- Você consegue em apenas um toque saber quantos processos tem na sua empresa?
- E onde está a sua maior demora?
- E seu maior número de erros na linha produtiva está em qual setor?
Se você teve dificuldade em achar respostas para essas perguntas é possível diagnosticar a falta de conhecimento técnico de seu processo, o que pode acarretar em uma queda de produtividade dos setores.
3 – “Erros humanos são recorrentes em seus processos.”
Não é fácil lidar com um problema e ter ideias geniais, mas saber que uma pessoa em sua linha produtiva está tendo um erro que ocorre de maneira constante não é normal. Talvez alguma etapa ainda não esteja bem definida para ele. Um estresse gerencial com esse ponto deve sempre ser um ponto de preocupação.
Analisando os pontos levantados e buscando sempre ouvir sua equipe, é possível encontrar soluções que aumentem os lucros e minimizem os erros, ou seja, melhorem sua produtividade, além de aprimorar a qualidade do trabalho desempenhado pelos funcionários.
Fonte imagem: https://vanzolini.org.br/weblog/wp-content/uploads/sites/2/2018/01/produtividade-banner.png