Metodologia 5S – entenda o que é e para que serve.

Constantemente, em nossos dia a dia, buscamos ambientes organizados e limpos, seja em nossos quartos, salas de estar ou nos locais de trabalho, onde, geralmente, passamos boa parte do dia. Deixar de achar um objeto necessário, ter que se levantar para pegar um instrumento ou ter um ambiente bagunçado e desorganizado, não somente irrita, mas pode ser muito improdutivo. Já pensou em uma maneira para ajudar com a organização? A Metodologia 5S pode te ajudar com isso!

Como funciona a metodologia funciona?

A metodologia 5S busca mobilizar, motivar e conscientizar a melhoria do ambiente, a partir de cinco sensos interdependentes, sendo eles Seiri, Seiton, Seiso, Setsuke e shitsuke. Assim, a metodologia permite qualidade, organização e limpeza, de maneira que pode ser aplicada em diversos meios de trabalho e produtividade.

Veja também Gestão de Processos: entenda a ferramenta que vai alavancar a sua produtividade! https://engeproconsultoria.com.br/2019/09/12/gestao-de-processos-entenda-a-ferramenta-que-vai-alavancar-a-sua-produtividade/

Os 5S da Metodologia Japonesa

                Os 5S foram criados no Japão no inicio da segunda metade do século vinte, no momento em que o país buscava se reerguer após a segunda guerra mundial, objetivando produtividade sem desperdícios e possibilitando um ambiente de trabalho adequado. Posteriormente foram adotados em empresas codentais como os cinco pilares para total qualidade e atualmente se encontra no cotidiano e cultura de grandes empresas.

Os cinco sensos da metodologia são:

  1.  Seiri – Utilização
    1. O primeiro senso busca determinar o que há e não há de útil e eliminar o que não tem utilidade dentro do espaço analisado. Deste modo, ele permite o ganho de espaço físico, de tempo de procura de ferramentas e recuperação de materiais perdidos. Além de aumentar a produtividade que o meio proporciona.
  2. Seiton – Organização
    1. O segundo senso tem como objetivo facilitar o acesso às ferramentas e objetos que são demandados em uma área em especifico. Desta maneira, o senso reduz custos, gera maior recurso de recursos, facilidade para encontrar materiais e documentos, facilita limpeza e melhora o ambiente.
  3. Seiso – Limpeza
    1. Esse senso busca limpeza a partir de faxinas gerais e a adesão do habito de não sujar, a partir da identificação das fontes. Deste modo, gerando um ambiente limpo e organizado.
  4. Seiketsu  – Padronização
    1. O penúltimo senso procura que os sensos anteriores continuem rodando padronizando a limpeza e assegurando que a organização dos utensílios e objetos do local permaneça.
  5. Shitsuke  – Autodisciplina
    1. O ultimo senso completa o ciclo dos 5S, ele é responsável pela internalizarão da metodologia  e o reconhecimento dessa nova cultura, estruturada pela importância dos cinco sensos. Resultando numa melhoria geral na produtividade, segurança, qualidade do trabalho, motivação.

Deste modo, o conjunto dos cinco sensos aplicados em diferentes ambientes de trabalho e podem ser a diferença para potencializa a qualidade, organização, limpeza do meio. Por fim, vale ressaltar que a adesão da metodologia envolve uma mudança na cultura do local, para que o ciclo se mantenha.

Gostou desse artigo?

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail

plugins premium WordPress

Ao navegar no site engeproconsultoria.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.