Diversas faculdades em vários locais do Brasil estão a formar profissionais capacitados para atuar como engenheiros de produção. A profissão é aquela que, assim como as demais engenharias, apresenta e desenvolve o conhecimento técnico, mas se destaca fortemente pela sua característica de conseguir ser a ponte entre o técnico e o administrativo de qualquer negócio. Já pensou em prestar engenharia de produção na faculdade ou se especializar nessa área? Se sim, então veja um pouco mais sobre como tende a ser o perfil desse profissional.
Quando se trata de um engenheiro de produção, como qualquer engenheiro, ele deve ter uma afinidade grande com números, tendo em vista as matérias do curso, como cálculo e física, assim como o uso profissional de dados matemáticos. Todavia, muito além desta característica, o profissional desta área costuma apresentar um senso crítico, quantitativo e qualitativo bem forte, assim como ter desenvolvida criatividade, consciência técnica e flexibilidade.
As características que se destacam para esse profissional envolvem raciocínio matemático, habilidades para trabalhar em equipes, comunicação e capacidade de resolver problemas. O raciocínio matemático, envolvendo cálculos e análises de dados, está diretamente associado à tomada de decisões assertivas. Por outro lado, a profissão também exige o trabalho em equipe e a gestão de grupos de pessoas nas diversas linhas produtivas. Alinhado a essas características a capacidade comunicativa se torna essencial e a de resolver problemas, sendo o que as empresas procuram atualmente, se destaca. Assume-se, desta forma, que o engenheiro de produção é um profissional de perfil versátil, lógico e com uma visão empreendedora.
Saiba mais sobre a profissão em “engenharia de produção: atuação profissional” https://engeproconsultoria.com.br/2019/11/21/engenharia-de-producao-atuacao-profissional/