Comunicação Interna: importância e como melhorá-la na sua empresa

A comunicação interna é o conjunto de ações que tornam a equipe engajada entre si e alinhada aos objetivos organizacionais. Os tempos atuais nos fazem refletir sobre a sua relevância, pois o que se vê é o fato de que empresas que já investiam nos seus colaboradores e nas trocas de experiências estão permanecendo mais firmes agora, se comparado àquelas que não o faziam. Como a pandemia fez com que os funcionários ficassem mais inseguros por não saberem se perderão ou não seus empregos, se serão infectados pelo novo coronavírus, etc. surgiu um grande desânimo nos funcionários e, consequentemente, uma queda na produtividade. Dessa forma, nota-se que uma boa comunicação interna é e sempre foi de suma importância para toda empresa, afinal, é necessário estar bem preparado internamente para atingir de forma certeira o público externo, aumentando a produtividade, vendas e valor de mercado. Por isso, separamos 7 dicas para aprimorar a comunicação interna na sua empresa:

Como melhorar a comunicação interna:

Transparência: notícias e boatos se espalham muito rápido em toda a fábrica, o que pode agravar inseguranças, medos e, consequentemente, a produtividade. Por conta disso, a empresa deve informar os colaboradores sobre a sua real situação, seja positiva ou negativa.

Compartilhamento de informações entre as áreas: manter um sistema de dados eficiente e atualizado permite compartilhar informações entre as diversas áreas da empresa o tempo todo, facilitando tomadas de decisões importantes. Saiba mais sobre o SIG: Sistema de Informação Gerencial, da nossa carta de serviços.

Enfatizar os valores e objetivos organizacionais: iniciar reuniões relembrando a missão, visão e valores da empresa faz com que os membros acabem memorizando de forma involuntária os objetivos que movem o negócio, se sentindo mais acolhidos e alinhados à organização.

Conversar com os colaboradores: mantenha uma boa comunicação com os colaboradores, seja por um portal que permita a eles postarem críticas, sugestões, dúvidas, e outros comentários, por WhatsApp, etc. Isso aumenta a sensação de reconhecimento de cada funcionário e, consequentemente, sua motivação.

Cultura de feedback: dar um retorno do trabalho de cada funcionário, seja positivo ou negativo, mostra como suas ações individuais podem impactar nos resultados da empresa como um todo.

Eventos de descompressão: confraternizações entre a equipe não precisam ser feitas apenas no final do ano. É possível organizar “Happy hours” em plataformas digitais, como “Zoom” e “Google Meets”, grupos no WhatsApp para compartilhar rotinas e novas experiências da quarentena, sejam elas pessoais ou profissionais, entre outros. Além de acalmar os ânimos dos colaboradores, permitem a cada um ter contato com aqueles que, antes da pandemia, estavam diariamente ao seu lado.

Manter canais de comunicação internos/newsletter: através das redes sociais da empresa (como instagram e facebook) e um newsletter eficiente (boletim informativo via email), é possível alinhar ações com os colaboradores antes de lançá-las ao público externo, divulgar bons resultados como o cumprimento de metas de diversos setores, e mensurar o marketing interno da empresa, passando uma boa imagem dela aos funcionários e aumentando o bem-estar organizacional.

Dessa forma, fica claro que manter a sua equipe engajada e alinhada aos objetivos da empresa pode alavancar a produtividade e resultados da organização, sendo a comunicação interna um fruto de estratégias bem pensadas.

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