Tempos de Crise: Como tirar o melhor proveito

Crise é tempo de desespero?

Em tempos de crise, o mundo se adequa a necessidades diferentes. Muitas pessoas consideram esse um momento de trevas, o que, de fato, é coerente devido ao aumento do desemprego, diminuição do PIB, recessão nas vendas, entre outros fatores. Porém, outros poucos veem grandes oportunidades e criam projetos grandiosos que deixarão um legado. Nutella, Uber, Airbnb e Nescafé são exemplos de empresas que seus proprietários acharam uma “luz no fim do túnel” durante um período onde a maioria não acreditara mais. Na língua chinesa, a palavra “crise” é traduzida por weiji, uma soma de dois significados diferentes compondo uma palavra só: perigo (wei) e oportunidade/ocasião propícia (ji). Apesar do significado dos termos juntos ainda ser debatido por linguistas, é utilizado massivamente na cultura para a representação dos dois lados que podemos obter de uma crise, dependendo apenas de como as pessoas a interpretam.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como tirar o melhor proveito da crise?

Um bom empreendedor enxerga e resolve necessidades. Em tempos de crise a população altera essas necessidades, resultando em momentos oportunos para seu negócio fluir. Observar onde o consumo foi e como sua empresa pode se adaptar a essas novas demandas podem gerar um crescimento muito maior que em períodos estáveis da economia. Em meio a pandemia do COVID-19, por exemplo, o isolamento social aumentou em média 40% a demanda por motoboys/entregadores, obrigando muitos restaurantes que não tinham delivery como opção a aderir esta nova modalidade. O consumo nunca para, e você pode adaptar-se e segui-lo para onde ele está.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Agora é uma boa hora para começar uma empresa?

Caso você ainda não tenha seu empreendimento, um momento de recessão pode dificultar seu começo, mas nada é impossível. Segundo o professor da USP Alberto Borges Matias, “as melhores empresas nascem na crise e recessão de mercado”. Negócios criados em momentos difíceis aprendem a “sobreviver” melhor e consequentemente tem bons resultados em um período de crescimento econômico. Além das empresas citadas no começo, Disney (ainda na crise de 29), Netflix e Microsoft são outros exemplos de empreendedorismo nascido na recessão. A resiliência e oportunismo são duas áreas extremamente importantes durante períodos assim. Projete-se bem e gradativamente atingirá seu sonho.

Independentemente do tamanho do seu negócio e de suas soluções para sua empresa, na EngePro Consultoria nós estudamos a viabilidade de melhoria do seu negócio e das suas decisões, auxiliando você a suceder. Dúvidas? Sugestões? Deixe sua opinião nos comentários e não hesite em contatar-nos!

Gostou desse artigo?

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail

plugins premium WordPress

Ao navegar no site engeproconsultoria.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.