Fluxo de pessoas: sua importância e 3 elementos fundamentais!

Você já trabalhou em alguma empresa (ou visitou algum lugar) em que você se sentiu desconfortável devido ao mal uso do espaço físico, movimentações confusas ou algo do tipo? 

Muito provavelmente sua resposta para essa questão é positiva. Isso acontece porque, infelizmente, esse é um problema muito comum na grande maioria das empresas e estabelecimentos. Entretanto, vale ressaltar a verdadeira importância de se agir em cima disso, uma vez que o fluxo de pessoas sempre foi um ponto crucial para a sobrevivência e o lucro de várias empresas.

Por isso, hoje trouxemos a importância de se otimizar o fluxo de pessoas na sua empresa, além de 3 elementos que devem ser bem analisados! Confira!

Fluxo de pessoas e sua real importância

Uma empresa é formada por pessoas! São elas quem vão alavancar seu negócio, positiva ou negativamente. Por isso, é importante que as pessoas não só “abracem” a visão da empresa como se sintam confortáveis em seu local de trabalho. Esse fator pode ser decisivo para a motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho, e sua busca conjunta pelo sucesso da empresa.  

Para isso, é importante que haja um bom planejamento do espaço físico, isto é, um bom estudo do layout da empresa. Através dele o tempo dos processos, sejam eles administrativos ou produtivos, pode diminuir drasticamente, aumentando o rendimento dos processos. Outro benefício desse planejamento é o próprio lucro, uma vez que dependendo da forma como os colaboradores são alocados, os custos com maquinários, ferramentas e recursos, diminuem.

Antes de tudo: atenção ao dia a dia!

Sabemos que não existe nenhuma fórmula secreta para o sucesso de uma empresa, muito menos um padrão (embora é o que todos gostariam). Porém, com uma boa análise e olhos atentos ao que acontece diariamente no seu negócio é possível chegar lá! 

Por isso, é muito importante conhecer a realidade da empresa em todas as áreas, e entender o nível de satisfação dos colaboradores. Lembre-se de que são eles que compõem seu negócio no final das contas! Além disso, um colaborador que fica diariamente em uma área específica pode possuir ideias diferentes e impulsionadoras para sua empresa, e podem sentir-se extremamente incluídos ao serem simplesmente ouvidos. É importante também lembrar-se de reconhecer o trabalho de todos os colaboradores. 

3 elementos que devem ser analisados

Para realizar um bom planejamento e alocação do espaço físico de trabalho, são necessárias diversas análises, por isso, separamos 3 principais sinais, dos quais consideramos os mais importantes:

  1. Cruzamento de fluxos de trabalho (colaboradores)

É importante alocar os postos de trabalho de forma que não haja cruzamentos entre as etapas. Pode parecer algo óbvio, mas evitar os esbarrões e o  “vai e vem” desnecessário de funcionários é fundamental. Isso pode, além de gastar tempo, gerar um acidente de trabalho. A melhor forma de alocar os postos é o mais sequencial possível, mantendo próximos os posto dependentes entre si, sem grandes distâncias entre as etapas.

  1. Mal aproveitamento do espaço físico disponível

Cada centímetro quadrado do seu estabelecimento pode ser totalmente funcional, se há espaço útil existente, crie uma utilidade para ele!  Com o passar do tempo, empresas mudam involuntariamente o layout por comodidade, mas isso pode acabar afetando muito a produção interna, portanto, fique atento a esses espaços sem utilidade, eles podem estar sobrecarregando outros processos.

  1. Demora excessiva na obtenção de informações/ferramentas 

Muito tempo perdido em transporte e movimentação interna, além de linhas produtivas muito longas ou confusas, isto é, quando há muita ociosidade. Esses são apenas alguns  indícios de que é necessário um realinhamento do layout de sua empresa! Mapear todos os processos é um bom início para esse realinhamento, pois trará auxílio no controle e supervisão de informações dentro do processo produtivo.

Por fim, é de extrema importância acompanhar o dia a dia da sua empresa, buscando sempre entender o nível de satisfação dos seus colaboradores. Exemplos práticos, como uma constante coleta sugestões de quem trabalha diretamente em determinada área, pois o funcionário terá uma visão mais realista das atividades, podem ser um grande diferencial! 

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