Controle de Estoque: Uma direção ao sucesso

Não é incomum que, ao longo de suas histórias, empresas passem por alguns problemas e, definitivamente, dilemas de estoque não são exceções. Em síntese, situações como não saber onde outro funcionário colocou a encomenda de um cliente, passar algum tempo buscando as informações de um produto no estoque ou mesmo comprar insumos repetidos por falta de comunicação e dados e, ainda, lidar com a estressante situação de comprar com fornecedores em cima da hora, são extremamente comuns. De antemão, você se recorda de alguma situação parecida vivida em seu negócio ao longo do tempo? 

À primeira vista, lidar com o estoque de um negócio pode aparentar ser algo simples. Todavia, isso pode ser uma grande tarefa para aqueles que querem potencializar a sua empresa e deixar de sofrer com perdas de grande impacto. Desta forma, é recomendado que todo negócio adote um controle de estoque. 

O que é:

O controle de estoque consiste basicamente em conhecer e gerenciar a matéria prima, os mantimentos de produção e os  produtos finais de sua empresa. Quando se tem as informações sobre as quantidades existentes é possível planejar a capacidade de demanda para o período, assim como quando novas compras terão de ser efetuadas. Portanto, controlar o estoque trata-se fundamentalmente de conhecer, com exatidão, aquilo que existe atualmente no estoque, o que foi comprado e o que foi retirado.

Essas saídas e entradas também são importantes para saber se as quantidades de compras feitas estão corretas, conforme as últimas saídas, além de saber quais os materiais de maior necessidade e urgência de utilização na empresa.  Nesse processo, os materiais sem giro representam dinheiro parado na empresa, por isso o estoque deve se adequar à demanda.

Vantagens:

Ao dominar uma boa administração ao controle de estoque de seu negócio, são notórias as diferenças que o impactam tanto em tempo quanto financeiramente. Ao listarmos alguns destes contrastes de maneira geral, pode se observar:

  • Redução no Lead Time, consequência de um melhor manuseamento dos produtos;
  • Impossibilitar a compra desnecessária de insumos já estocados;
  • Otimização de processos integrados ao longo da linha de produção;
  • Alto desenvolvimento no Planejamento Financeiro, fruto de um amplo controle sobre  oferta e demanda disputados no mercado;
  • Contenção da perda de clientes, pois é possível reconhecer quais são os materiais periodicamente necessários para que a empresa possa socorrer toda sua demanda, permitindo estabelecer e manter o  estoque mínimo essencial;
  • Melhor comunicação entre funcionários e turnos de trabalho.

Gostou do nosso conteúdo? Quer mais dicas como essas para aprimorar a sua produtividade? Nos acompanhe nas redes sociais e fique de olho em nosso blog!

Gostou desse artigo?

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail

Assine agora nossa newsletter e fique por dentro de atualidades e conteúdos exclusivos e com prioridade.

plugins premium WordPress

Ao navegar no site engeproconsultoria.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.