Redução de custos: 7 dicas de como alcançar essa meta

Não adianta aumentar seus ganhos e ter uma estratégia de vendas sólida e eficaz, se seus custos também estão aumentando. 

Com o excepcional e recente crescimento das empresas e suas economias, ficou claro que o crescimento de uma organização não depende somente do quanto ela arrecada com seus produtos ou serviços, mas também o quanto gasta. Devido a isso, a redução de custos ganhou uma importância significativa dentro do planejamento das organizações.

Quando falamos em reduzir custos, não há dúvidas de que esse é um dos principais objetivos de toda empresa. Mas vale enfatizar que não basta sair realizando cortes de gastos sem um planejamento adequado. Deve sempre ser feita com muita preparação e sabedoria, avaliando e entendendo muito bem a realidade do seu negócio.

Quer entender mais sobre custos e como reduzi-los na sua empresa? Acompanhe esse conteúdo! 

Mas afinal, o que são custos?

Antes de tudo, é preciso entender que custos e despesas são conceitos diferentes, pois ambos são usualmente confundidos. 

As despesas são gastos necessários para que uma empresa siga funcionando, ou seja, gastos relacionados à manutenção do negócio. Como exemplos, temos: salários da administração, contas de telefone, propaganda, comissões de vendedores, entre outros. O custo é o gasto econômico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Estão associados à entrega de seus bens e produtos finais. Como exemplo, podemos citar: compra de matéria-prima, mão-de-obra, energia elétrica, impostos, entre outros. 

Os custos se dividem entre custos fixos (aqueles que se mantém o mesmo, ou seja, não dependem da quantidade produzida pela empresa) e custos variáveis (que variam de acordo com o volume de vendas ou produção).

Entendendo os custos do seu negócio!

Reduzir os custos de qualquer maneira não é uma tarefa difícil, porém, pode trazer sérias consequências para seu negócio. Afinal, como comentado no início, realizar isso sem um estudo e um bom entendimento do seu processo, com certeza não será um método eficiente.

Por isso, antes de colocar em prática qualquer ação visando a redução de custos, é de extrema importância compreender profundamente a gestão de custos do seu negócio, como seus custos são formados e quais são indispensáveis por estarem diretamente relacionados ao seu produto ou serviço.

Entendendo bem todo o processo do seu negócio, assim como os custos que ele engloba, fará com que você consiga identificar com maior precisão pontos que podem ser cortados, substituídos ou até mesmo melhor utilizados. Afinal, não adiantará nada tentar reduzir os custos em atividades que não terão nenhum impacto, ou ainda modificar processos que resultarão na queda da qualidade de seus produtos ou serviços.

7 dicas para reduzir os custos do seu negócio!

Por isso, para ajudar a sua empresa, daremos algumas dicas de como reduzir os gastos de maneira responsável e eficaz:

  1. Otimizar contas de energia: se atentar às opções econômicas que surgem no mercado e desligar aparelhos, como por exemplo computadores, quando não estiverem sendo usados. 
  2. Fornecedores: na hora de escolher qual é a melhor opção para ser seu fornecedor, é importante avaliar gastos com logística, envolvendo questões como transporte e frete.
  3. Análise financeira de dados: é muito importante uma empresa ter seus dados financeiros reunidos em uma planilha, de preferência em algum software, para que todas as informações econômicas necessárias fiquem registradas, podendo ser atualizada com o tempo e comparada a períodos anteriores. Essa atitude otimizará gastos, tempo e recursos. 
  4. Estoques: ao fazer uma análise financeira de sua empresa, será possível perceber certas variáveis que podem ser prejudiciais, como grandes quantidades de estoques parados, que acabam ocupando espaço e consequentemente dinheiro para mantê-los. Uma ideia é utilizar plataformas ou softwares que façam a gestão do estoque da sua empresa. 
  5. Impressões: em um mundo cada dia mais adaptado às tecnologias que surgem, gastos com impressões, documentações e registros resultam, no final do mês, em um gasto significativo e muitas vezes desnecessário, já que é possível fazer algumas dessas coisas de maneira digital, por meio de aplicativos de escaneamento, arquivos digitais e até mesmo utilizar os dois lados da folha na hora de imprimir. Será possível observar um notório resultado ao final do mês. 
  6. Investimento em marketing digital: tendo em mente ainda uma esfera mais tecnológica e globalizada, é possível investir mais no marketing digital, divulgando suas marcas nas redes sociais, sendo possível até mesmo estreitar mais a relação da empresa com o cliente. 
  7. Envolva a sua equipe: veja seus funcionários como aliados. Ao ouvi-los, é possível receber maiores feedbacks e propostas de melhorias em pontos conhecidos por eles. Além disso, é uma ótima oportunidade de aproximação da empresa como um todo, gerando maior motivação e confiança no ambiente de trabalho.

Gostou do nosso conteúdo? Quer mais dicas como essas para aprimorar o seu negócio? Nos acompanhe nas redes sociais e fique de olho em nosso blog!

Gostou desse artigo?

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail

plugins premium WordPress

Ao navegar no site engeproconsultoria.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.