A expressão “desperdícios” é facilmente concebida por uma percepção negativa sobre o uso indevido ou exagerado de alguma referência. Quando não suprimida, suas perdas podem atingir níveis intoleráveis aos mais diversos segmentos retratados. Sob um olhar empresarial, insumos demais para resultados de menos são consequências de um gerenciamento que pode, e deve, otimizar seus processos para evitar este tipo de situação. Para isso, leia agora 5 dicas valiosas para combater este malefício:
1. Organize o ambiente de trabalho.
Garantir que o funcionário tenha fácil acesso às ferramentas e insumos necessários, pode evitar movimentações desnecessárias e reduzir tempo de operação, anteriormente desperdiçado na busca de algo. Além disso, vale sempre lembrar, que o baixo desempenho do funcionário, decorrente de um ambiente mal organizado ou bagunçado, pode representar altos custos para a empresa e solucioná-lo significa poupar dinheiro.
2. Avalie a produção para eliminar defeitos.
Defeitos são sinônimos de retrabalho ou descarte do produto, ou seja, custos para a empresa, seja em todos os insumos necessários para retrabalhar a peça ou em tempo adicional de trabalho, por exemplo. Sendo assim, é recomendado fazer uma análise da produção, definição de pontos geradores de falhas e buscar soluções para eliminar a causa dos erros.
3. Transporte apenas o necessário e de maneira eficiente.
O transporte excessivo e desnecessário de materiais no meio produtivo é um grande desperdício. Para solucioná-lo, busque um arranjo físico do ambiente fabril que reduza a movimentação de insumos a apenas o estritamente necessário e deixe etapas subsequentes da produção próximas, caso elas possam se situar perto sem afetar o produto.
4. Mantenha um controle informacional do estoque (inicial, intermediário e final) do seu negócio.
Um controle do que há no estoque, seja matéria prima para produzir ou mesmo produtos finais, é extremamente importante, não apenas para evitar o excesso de materiais ou produtos em reserva na empresa, mas também para evitar uma superprodução de produtos e pedidos repetidos. Deste modo, busque um software ou um meio confiável para manter informações sobre o estoque e atualize e cheque-o constantemente.
5. Elimine esperas desnecessárias na empresa.
Processos ociosos por diversos motivos, como, por exemplo, a espera pela finalização da etapa anterior, não deixa de ser um desperdício ligado a improdutividade e tem impacto negativo direto na empresa. Para reduzi-las analise a linha produtiva, de preferência cronometrando o tempo de produção, e ache os focos de espera. Tendo conhecimento dos processos que geram o desperdício de espera programe um fluxo contínuo de produção.
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