Tempo é dinheiro. Você já deve ter ouvido essa expressão diversas vezes, porém, embora seja considerada clichê, não devemos ignorá-la. É notório que nos dias de hoje, com a exponencial evolução da tecnologia e a otimização dos processos, todo desperdício de tempo é considerado um custo.
Nesse contexto, a difícil acessibilidade de materiais e ferramentas nos processos internos da empresa, que pode estar diretamente relacionado ao mau aproveitamento do espaço físico, é um problema comum. Para evitar isso, é preciso que as coisas estejam exatamente onde deveriam estar. Isto é, organize seu ambiente de trabalho, seja qual for, de forma que os seus processos se tornem os mais práticos possíveis!
Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe esse conteúdo e comente o que achou!
Facilite a acessibilidade e diminua os desperdícios!
“Tudo o que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente”. Essa é a definição de desperdício, de acordo com o Lean Manufacturing. O conceito é extremamente simples, difícil é eliminá-lo. De acordo com a filosofia Lean, existem 7 tipos de desperdícios, mas aqui focaremos em apenas dois: Transporte e Movimentação (movimentações excessivas ou desnecessárias de materiais e trabalhadores, respectivamente).
(Saiba mais sobre as principais causas que geram desperdícios em: https://engeproconsultoria.com.br/2020/07/09/3-principais-causas-que-geram-desperdicio-na-sua-empresa/ )
Ao otimizar a acessibilidade de ferramentas e materiais dentro do processo de produção da empresa, você estará agindo diretamente na redução desses 2 desperdícios citados anteriormente. Porém, antes de tudo, é de extrema importância conhecer bem os processos da sua empresa, além de deixá-los evidentes para os demais colaboradores. Desse modo, é possível identificar se existem e quais são os desperdícios presentes no sistema produtivo. E, com isso, organizar seu ambiente de trabalho e alocar tarefas de maneira assertiva.
Consequências da fácil acessibilidade e seus benefícios
Quando olhamos de forma mais sistemática para um sistema produtivo, não é difícil encontrarmos inúmeros indicadores que possam agregar valor para a empresa. Sendo bem estruturados, trazem uma melhora significativa nas consequências e benefícios da acessibilidade de materiais e diminuição de desperdícios recorrentes do processo de produção. Dentre esses possíveis indicadores, cabe ressaltar:
- Padronização do trabalho: Estabelecer uma sistema padrão na realização de processos, é fundamental para o equilíbrio das tarefas de uma empresa. Manter uma ordem na localização dos equipamentos utilizados durante o processo produtivo, identificar e priorizar os materiais e ferramentas em cada setor de trabalho, diminui drasticamente o tempo de cada atividade realizada, e consequentemente seu custo.
- Melhor aproveitamento do espaço físico: Ter um conhecimento bem detalhado do ambiente de trabalho, oferece a oportunidade de realizar mudanças de equipamentos e postos de trabalho que auxiliem o fácil acesso a materiais e ferramentas por parte dos colaboradores. Promovendo assim, uma melhor qualidade no local de produção e aumento do espaço útil da empresa.
- Prevenção de atrasos no processo: O cliente é sempre prioridade em qualquer ramo empresarial, seja ele qual for, nossos esforços são voltados para sua satisfação. Deste modo, tendo um sistema produtivo melhor organizado, é possível oferecer para o cliente um produto de qualidade e no prazo de entrega ideal.
Dessa forma, podemos concluir que uma simples mudança na acessibilidade do processo produtivo, pode acabar gerando maior lucro para a empresa. Isso ocorre pois uma menor movimentação de pessoas e materiais faz com que o trabalho se torne menos cansativo, e, por sua vez, os colaboradores fiquem mais motivados e engajados, proporcionando melhores resultados.
Gostou do nosso conteúdo? Quer mais dicas como essas para aprimorar o seu negócio? Nos acompanhe nas redes sociais e fique de olho em nosso blog!