A economia do Brasil em 2020 passou por diversos altos e baixos devido à pandemia do coronavírus, que causou um grande impacto nas empresas do país. Toda essa situação gerou mudanças significativas em todas as organizações e, por isso, agora é a hora de começar a pensar em preparar o seu negócio para o ano de 2021 e para o cenário pós pandemia.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de reestruturação para o pós-pandemia:
Importância da reestruturação
Reestruturar significa reorganizar e reformular bases estruturais, fator que pode significar a sobrevivência ou não de uma empresa. Em tempos de crise, a reestruturação ganha ainda mais importância, pois pode ser a diferença para manter as portas de seu negócio abertas.
Reconfiguração dos espaços
Ano passado a saúde e o bem estar das pessoas foram umas das maiores preocupações da sociedade, e isso não deixará de ser uma preocupação repentinamente, principalmente dentro das organizações. Mesmo com a vacina, ainda serão necessários cuidados com a saúde de todos, por isso deve-se investir em um ambiente de trabalho que gere confiança e conforto.
Indústria 4.0
A quarta revolução industrial se caracteriza pelo uso de tecnologias como a AI (inteligência artificial), 3D (manufatura aditiva), SynBio (biologia sintética), entre outras. A incorporação da indústria 4.0 é fundamental para se manter atualizado no mercado, além de tornar os serviços mais rápidos, baratos e otimizar a produção. No Brasil, a maior tendência está sendo o uso do 5g para a interconexão de equipamentos com a internet (IoT), para receber e transmitir dados tanto na infra estrutura fabril.
Flexibilização dos modelos de trabalho
O ano de 2020, contribuiu para acelerar o processo de flexibilização dos modelos de trabalho, uma vez que fomos obrigados a adotar o trabalho remoto. Muitas empresas já estão pensando em formas de aderir ao formato híbrido ou, também, chamado de teletrabalho. A maioria de seus colaboradores estão preferindo trabalhar no home-office por diversos fatores como: segurança, otimização das atividades, menos estresse e maior horizontalidade na hierarquia da empresa. Além disso, o aumento da satisfação dos funcionários, reflete diretamente na produtividade da empresa.
Jornada do cliente
Pequenos gestos que mostram empatia e aproximação social com os clientes estão sendo grandes diferenciais para conquistá-los. O objetivo é gerar sentimento de satisfação com o produto e a preocupação da empresa com o cliente.
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