Sabemos que entregar um serviço ou produto de excelência do início ao fim do processo de venda é um super diferencial no mercado de trabalho. Para isso, é necessário criar processos eficientes, e principalmente, que garantam a qualidade do produto que está sendo oferecido pela organização. Então, muitas indústrias passaram a utilizar a metodologia Seis Sigma, ferramenta que visa implementar melhorias nos processos produtivos das empresas e aumentar seus lucros.
Confira nesse texto, um pouco mais sobre essa metodologia e seus benefícios.
O que é o Seis Sigma?
A metodologia Lean Seis Sigma é um sistema de gestão, o qual envolve um conjunto de práticas que visam maximizar o desempenho dos processos dentro de uma empresa e além disso elimina os defeitos dos bens produzidos.
Essa ferramenta trabalha com alguns objetivos principais. São eles: redução de custos, otimização de produtos e processos, aumento da satisfação do cliente e utilização de dados para resolução de problemas complexos.
Implementação do Seis Sigma:
A forma de abordagem da metodologia Six Sigma, é definida a partir da estratégia DMAIC. (Sigla para: Definir/Mensurar/Analisar/Incrementar/Controlar). Mas também, pode ser definida como DFSS (“Design for Six Sigma”). Veja abaixo as 5 etapas desse método.
Benefícios do Seis Sigma:
Adotar essa metodologia em seus processos produtivos pode te ajudar a trilhar o caminho rumo à excelência. Alguns de seus benefícios são:
- Aumento da qualidade de produtos e serviços;
- Melhor eficiência dos processos internos e externos;
- Fidelização de clientes;
- Maior padronização nos processos;
- Redução de custos organizacionais;
- Eliminação de defeitos.
E você já conhecia essa metodologia? Gostou desse tipo de conteúdo? Fique de olho em nosso blog para mais conteúdos como esse.