3 Principais causas que geram desperdício na sua empresa!

No dia a dia empresarial, há uma busca contínua para atingir se atingir o máximo rendimento possível, seja financeiro ou produtivo. Para isso, devemos sempre evitar o desperdício. Mas afinal, você sabe quais são os desperdícios e como eliminá-los de sua empresa?

Primeiramente, é preciso entender o que realmente é classificado como “desperdício”. Após a Segunda Guerra Mundial, no Japão, surgiu o sistema Lean Manufacturing, ou mentalidade enxuta, a qual estabeleceu um processo produtivo com baixo estoque e rápido fluxo de caixa mesmo atendendo à diversas demandas, firmando-se no resto do mundo à partir dos anos 90. Para isso, definiu-se desperdício como “tudo o que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente”

Quais são os tipos de desperdícios?

Existem 7 tipos de desperdícios indicados pelo Lean Manufacturing: 

Os 7 tipos de desperdícios do Lean Manufacturing

1) Superprodução: Quando a empresa produz mais do que precisa para atender a demanda; 

2) Espera: Desperdício que ocorre quando os processos não ocorrem em fluxo contínuo. Tempo ocioso entre os processos pode gerar perdas.

3) Superprocessamento: processos que não agregam valor e que são realizados por homens ou máquinas, 

4) Estoque: excesso de materiais ou produtos em reserva na empresa;

5) Transporte: movimentações excessivas ou desnecessárias de materiais ou ferramentas;

6) Movimentação: movimentações excessivas ou desnecessárias de trabalhadores; 

7) Retrabalho: defeitos em materiais, produtos ou serviços que precisam ser corrigidos;

O que gera esse desperdícios?

Após compreendê-los, o primeiro passo é identificá-los na sua empresa, pois muitas vezes podem estar ocultos durante o cotidiano de trabalho. Para facilitar essa busca, separamos 3 principais aspectos que podem gerar diferentes formas de desperdício em sua empresa. 

Defeitos: Qualidade é fazer a coisa certa logo na primeira vez. Se no dia a dia  do seu trabalho você se depara com defeitos em máquinas ou ferramentas de uso contínuo, talvez seja a hora para reavaliar sua empresa!  A má qualidade ou defeitos não só resultam na insatisfação do cliente e danos à imagem da empresa, como também em desperdícios devido aos custos e tempo envolvidos.

Desorganização: Uma empresa desorganizada, seja de que ramo for, acaba tendo prejuízos. A desorganização pode provocar retrabalho, compra de material sem necessidade, baixa produtividade, entre outros problemas gerenciais. Isso pois, torna-se mais complexo compreender a quantidade de estoque e matéria prima quando não se sabe onde procurá-los. Além disso, a organização pode ser entendida também de forma intangível, quando relacionada ao setor administrativo. Ausência de controle de gastos e a falta de gerência contábil são exemplos que podem afetar a definição de metas, a identificar o cenário da empresa, e até mesmo podem limitar o seu crescimento.

Movimentos desnecessários: tempo é dinheiro! É importante ter certeza  de que as coisas estão exatamente onde deveriam estar. Isto é, organize seu ambiente de trabalho, seja qual for, de forma que os seus processos se tornem o mais prático possíveis! Por exemplo: ao invés de caminhar 5 minutos toda vez que precisar pegar água, por que não colocar um frigobar com água disponível na sua sala de trabalho o dia todo? Ajustes nesse Sentido podem reduzir a espera e movimentos excessivos. Parece simples, mas pode ser aplicado desde o comércio até a fábrica.

Como mudar essa situação?

Antes de tudo, é importante conhecer os processos de sua empresa, e deixá-los evidente aos outros colaboradores! Assim é possível identificar claramente se existem e quais são os desperdícios. A partir disso, você poderá organizar seu ambiente de trabalho, dispor as tarefas em ordem progressiva e assertiva, reconsiderar os processos e movimentações do dia a dia de trabalho. 

Sintetizando, para que seja possível eliminar os desperdícios, é necessário vê-los e reconhecê-los, identificando quem é o responsável por eles. Finalmente ele deve ser mensurado de forma a estabelecer seu tamanho e magnitude. Após isso, planejar e executar as devidas ações para que isso seja corrigido.
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