Você já perdeu o prazo de entrega de um produto ou atividade? Já sentiu que tinha muito o que fazer e não sabia por onde começar? Isso é algo frequente na vida de várias pessoas e muito provavelmente se trata da falta de gerenciamento de tempo.
O gerenciamento de tempo é algo essencial para qualquer negócio ou profissional, é um grande aliado e diferencial para os que o executam de forma eficiente. Dessa forma, sob o mesmo ponto de vista, ele se aplica a todas as áreas de atuação e em qualquer atividade do seu dia a dia.
Quando aplicada ao mundo empresarial, a famosa expressão popular “tempo é dinheiro” não tem a sua vasta disseminação a toa. Quaisquer desvios e erros de imprecisão em escala industrial podem resultar em perdas monetárias exorbitantes até mesmo a curto prazo. Assim como diversas outras variáveis, a má coordenação do tempo pode ser o maior gargalo de uma empresa.
Tendo isso em mente, não é difícil assumir que a administração adequada com um método eficiente de otimização de tempo pode, e irá, trazer os mais variados benefícios ao seu negócio, como veremos a seguir.
Benefícios:
O gerenciamento de tempo, quando bem desenvolvido, é responsável por uma série de benefícios para você e para a sua empresa. Desta maneira, dentre suas vantagens podemos destacar:
- O aumento da produtividade, ocasionada pela organização temporal das atividades;
- A entrega de atividades e produtos dentro do prazo estipulado, decorrido da melhor alocação de afazeres na rotina;
- A redução de tempo perdido, resultante da diminuição do tempo ocioso;
- A diminuição nos erros provocados pela pressa na execução das atividades e consequente aumento da qualidade;
- O destaque da empresa no mercado, promovido pela eficiência e entrega dentro de prazos.
Sendo assim, é muito simples deduzir que esse recurso tem grande importância para o seu crescimento e pode ser um enorme diferencial no mercado.
Consequências da falta:
Em contrapartida ao que foi abordado anteriormente, uma gestão inadequada do tempo disponível pode trazer sérias consequências tanto para sua saúde quanto sua vida profissional. Entre algumas delas, estão:
- Estresse elevado, ocasionado pela ansiedade e sobrecarga de tarefas a serem cumpridas em prazos curtíssimos
- Frustração, resultado de metas expiradas e projetos postergados
- Perdas na produção, sucedendo em uma resposta inadequada da oferta em relação a demanda, reduzindo a confiabilidade do negócio
- Falta de perspectiva a novos objetivos, pois se a empresa não consegue bater as metas ainda ativas, dificilmente irá alcançar patamares mais elevados no ramo
- Despadronização de rotina, tornando os dias em atos aleatórios e antiprofissionais.
Todos estes fatores podem implicar em malefícios ao seu dia a dia, como: Menor período de sono, perda de apetite, desestabilização de convívio social e as mais diversas avarias a sua saúde física e mental.
Gostou do nosso conteúdo? Quer mais dicas como essas para aprimorar a sua produtividade? Nos acompanhe nas redes sociais e fique de olho em nosso blog!