Alcance a excelência: Gestão da Qualidade Total!

   Se você é empresário, deve estar familiarizado com a ideia de “busca pela excelência”, principalmente quando trata-se de qualidade. Por mais que seja um conceito simples e intuitivo, a qualidade está intrinsecamente ligada ao sucesso de uma organização, podendo ser mais difícil interpretá-la e executá-la do que parece. Dentro da história da Engenharia de Produção, uma abordagem histórica e que tem se destacado nesse cenário é a Gestão da Qualidade Total (TQM – Total Quality Management). Vem com a EngePro explorar um pouco mais o que isso significa!

O que é Gestão da Qualidade Total?

   A Gestão da Qualidade Total é uma filosofia que envolve todos os membros de uma organização, desde a alta administração até os operadores de linha, na busca constante pela melhoria contínua e qualidade em todos os processos. Essa abordagem vai além do controle de qualidade tradicional, incorporando princípios de gestão e envolvimento de todos os colaboradores.

                                                                                       

Princípios da Gestão da Qualidade Total

1. Melhoria Contínua

   Dentro do TQM, monitorar constantemente os processos, identificar oportunidades de aprimoramento e implementar mudanças são práticas essenciais. Por isso, esta filosofia de excelência se baseia em um importante conceito japonês: o Kaizen.

   Este conceito é simples, e significa melhoria contínua, isto é, a busca pelo aprimoramento constante. Para a Engenharia de Produção e para o Total Quality Management, o Kaizen é traduzido como a implicação de que sempre existe espaço para explorar melhorias dentro da organização, e a partir disso que são desenvolvidas e aplicadas algumas ferramentas da gestão da qualidade. O principal exemplo disso é o Ciclo PDCA.

                                                                                     

   O ciclo PDCA é um artifício utilizado para estruturação de planos de ação em uma empresa. Ele orienta que a melhoria se baseia em etapas de planejamento, execução, verificação e ação, de forma cíclica. Mas o que isso quer dizer?

   Isso significa que os problemas devem ser primeiro identificados e analisados apropriadamente para a construção de um plano de ação detalhado. A partir disso, este plano pode ser executado de forma efetiva. Porém, mais importante que a execução, é essencial que os resultados sejam devidamente verificados para serem interpretados. Dessa forma, podem ser tomadas ações corretivas finais para o plano de ação, permitindo por fim a padronização de tudo que foi executado.

 

2. Envolvimento de todos

   Este importante princípio da Gestão da Qualidade Total baseia-se no reconhecimento de que a qualidade não é responsabilidade exclusiva de uma equipe específica ou departamento, mas uma missão que envolve todos os membros da organização, desde a liderança até os colaboradores na linha de frente. Entretanto, o envolvimento de todos vai além do simples cumprimento de tarefas atribuídas, mas significa criar uma cultura em que cada indivíduo se sinta parte no processo de melhoria da organização. 

   A partir disso, o TQM implica a necessidade de empoderamento individual somado a uma cultura de compartilhamento de ideias e ao senso de responsabilidade coletiva. Para a Engenharia de Produção, isso pode ser aplicado em exemplos como:

          a. Treinamento e desenvolvimento contínuo dos membros da equipe sobre TQM e habilidades individuais, reforçando o comprometimento com a qualidade;

          b. Programas de reconhecimento e incentivo, que valorizem as contribuições individuais e inspirem comprometimento;

         c. Criação de grupos de melhoria, os quais promovem colaboração e diversidade ao reunir membros de forma multidisciplinar para resolução de problemas.

 

3. Foco no cliente

   Por último e não menos importante, o foco no cliente é mais um essencial pilar do TQM. Este princípio reconhece que a satisfação do cliente não é apenas um objetivo, mas o alicerce para o sucesso a longo prazo de qualquer organização, indo além do simples atendimento às expectativas do cliente, e tratando-se do compreendimento das necessidades dos cliente de forma proativa.

   É extremamente importante envolver a coleta ativa de feedbacks e informações quando busca-se implementar o TQM, além da adaptação constante às mudanças constantes de demanda no mercado. Para isso, é necessário uma comunicação aberta e transparente com o cliente, buscando pelas suas preocupações e até mesmo sugestões.

   Assim que tudo isso estiver concretizado dentro da organização, pode-se partir para uma crucial etapa da busca pela qualidade: agregar valor ao produto. 

   Este é o principal ponto que relaciona o foco no cliente com a Engenharia de Produção. Buscar a inovação, proporcionar experiências excepcionais, como personalização, resolução ágil de problemas e produtos robustos, é imprescindível para o cenário competitivo do mercado e dessa área dentro da empresa, resultando em satisfação, fidelidade do cliente, e reputação fortalecida da marca.

Conclusão

   Por fim, é importante reforçar que a Gestão da Qualidade Total não é apenas uma metodologia, e sim uma filosofia que transforma e forma os alicerces de como uma organização opera. Lembre-se, a busca pela qualidade total é uma jornada contínua, e cada passo na direção certa contribui para o sucesso duradouro da empresa.

   Em um mercado competitivo, onde a precisão e a eficiência são críticas, o TQM emerge como uma ferramenta poderosa para alcançar a excelência, integrando princípios e práticas de uma base sólida para projetos eficazes, equipes engajadas e clientes satisfeitos.

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