Com a exponencial expansão do COVID-19, confirmando a pandemia de Coronavírus, o home office está praticamente obrigatório para quem pode fazê-lo e, como consequência disso, fazer reunião à distância tornou-se essencial e parte da rotina de muitas empresas. Por esse motivo, separamos as 5 melhores plataformas para fazer videochamadas, desde ferramentas feitas para chamadas interpessoais à robustas plataformas que possibilitam que a conexão de milhares de usuários.
Tendo em vista o contexto atual, no qual a recomendação é evitar encontros pessoais, essas plataformas poderão ser úteis não apenas no âmbito profissional, como também no pessoal e social, promovendo a possibilidade de se conectar com amigos e parentes. Vale destacar também que algumas empresas estão liberando os aplicativos pagos de forma gratuita durante esse período de pandemia (como é caso do Google Hangouts Meet, por exemplo) então vale a pena ficar atendo nessas atualizações!
1 – Skype
Você provavelmente já deve ter ouvido sobre o Skype, que com certeza um dos mais populares dessa lista, o Skype. Ele permite fazer chamadas gratuitas de áudio e/ou vídeo e compartilhamento de tela no Windows, Mac OS, Linux, iOS, Android e via versão online, sem precisar instalar! Conhecida e a mais usada no mundo todo, ganhou o primeiro lugar entre as 5 melhores plataformas para fazer videochamadas. Além disso, também é possível comunicar-se através de texto e até compartilhar artigos enquanto está em uma chamada. Acesse aqui!
2 – Google Hangouts
Embora seja muito usado individualmente para chamadas entre apenas duas pessoas, o Google Hangouts também pode ser aplicado em ambientes corporativos. O Hangouts conta com recursos de texto e chat, além de videochamadas em alta qualidade em grupo com até 10 pessoas. Essa plataforma é integrada ao Google+ e Gmail! Acesse aqui!
3 – Google Meets
Mais um google na lista, o Google Meet conta com uma interface simples. O app permite conversar com até 30 pessoas ao mesmo tempo e oferece integração com agenda de compromissos para sincronizar reuniões programadas, o que o diferencia muito dos demais. O Hangouts Meet é acaba sendo mais voltado para videochamadas empresariais.
Curiosidade: Com a pandemia do coronavírus, a Google liberou o uso gratuito até o dia primeiro de Julho, com recursos de reuniões maiores que 250 participantes, transmissão ao vivo e gravações. Acesse aqui!
4 – Zoom
Outra plataforma muito conhecida, o Zoom é um software focado em videoconferências. Desenvolvido para ser utilizado em cursos e treinamentos online, assim como para encontros empresariais virtuais, o Zoom suporta até 100 usuários (versão gratuita) em vídeo na mesma chamada, e até 10 mil usuários com permissão exclusiva de visualização. A plataforma permite o compartilhamento de tela, apresentações e outros, porém apresenta um problema, onde a versão gratuita tem limite de tempo de 40 minutos. Acesse aqui!
5 – Slack
O Slack é uma plataforma de comunicação muito utilizado em empresas e Startups. Além de transferência de arquivos e criação de conversas, tato em grupos quanto individuais, a plataforma também conta com recursos de chamadas tanto em áudio quanto em vídeo. Estas chamadas podem ser iniciadas tanto pelo seu aplicativo para iOS e Android quanto na plataforma Web. Acesse aqui!
E aí, já conhecia todas as ferramentas da nossa lista? Conte sua opinião sobre as 5 melhores plataformas para fazer videochamadas. Confira também nossos outros posts.