Ao trabalharmos em sociedade, é instintiva a necessidade de um melhor uso do espaço físico para facilitar o nosso cotidiano, afinal, obstáculos materiais e de ordenação podem, e devem, ser evitados para não prejudicar nosso objetivo final. Dentro do ramo empresarial, um Layout insatisfatório significa gastos desnecessários e elevados caso não seja levado em consideração. Muitos administradores não percebem o impacto que o Layout propicia às finanças da empresa. Para evitar este tipo de problema, devemos nos atentar a uma boa administração sobre tal, aplicando técnicas para redução no Lead Time e intensificação do fluxo dentro da empresa. Siga agora, 5 truques sobre como você pode aperfeiçoar o seu negócio neste quesito:

1 – Tenha conhecimento das etapas do seu processo.

Uma vez conhecidas e mapeadas as fases da produção é possível identificar necessidades de aproximação ou distanciamento das etapas. Sabendo que o movimento é um dos sete desperdícios e deve ser evitado, é recomendado que, ao desenvolver o layout do local, se aproxime etapas subsequentes da produção. Por outro lado, também devemos ficar atentos a processos que demandam distanciamento por diferentes motivos, por exemplo, para manter a qualidade do produto ou por questões de segurança.

2 – Analise o fluxo de pessoas no ambiente de trabalho.

O cruzamento e a acumulação de pessoas no espaço é pouco proveitoso para o seu negócio e pode ser um alerta de muitas atividades demandando aquele ambiente. Sendo assim, identifique polos de aglomeração de funcionários e busque alterações no ambiente que reduzam essa situação sem afetar negativamente a produção.

3 – Atenção às dimensões do local, dos objetos materiais e do espaço necessário para realizar o procedimento.

Ao se planejar um bom arranjo físico é necessário ter em mente a metragem do ambiente assim como dos materiais que ocuparam o espaço, essa pode ser a dica mais significativa para a transição do layout no papel para a prática. Todavia, para garantir que o seu layout seja de fato bem aproveitado, ao ser aplicado, é recomendado também ter consciência do espaço que a atividade demanda para ser executada. Saber, por exemplo, que uma máquina necessita de determinado espaço livre em torno dela para ser trabalhada de forma eficiente, previne que a mesma seja colocada de forma a atrapalhar sua operação e demais procedimentos da fábrica.

4 – Entenda a necessidade do seu negócio.

Apesar de aparentar ser algo óbvio, ter conhecimento da finalidade do ambiente pode ser fundamental para o bom funcionamento da sua empresa. Preciso de uma área de lazer para os funcionários ou posso ocupar esse espaço com um maquinário? Ou faz sentido destinar um espaço maior para o estoque e reduzir o espaço para o uso de uma das máquinas? Essas são apenas duas perguntas dos vários questionamentos que devem ser levantados ao desenvolver o seu arranjo físico. Afinal, devemos buscar pela melhor funcionalidade do ambiente e isso é condicional a função que ele desempenha. 

5 – Utilize todo o espaço.

Destacamos que todo espaço do seu ambiente de trabalho pode ser totalmente funcional para alguma finalidade, podendo ela retornar em resultados para o seu negócio. Dessa forma, se há algum local inutilizado em sua fábrica, busque alguma utilidade para ele ocupando-o.

Devido justamente ao impacto que um bom Layout oferece a uma empresa, nós da EngePro oferecemos em nossa carta de serviços o Estudo de Layout! Clique no link e descubra mais!

Gostou do nosso conteúdo? Quer mais dicas como essas para aprimorar a sua empresa? Nos acompanhe nas redes sociais e fique de olho em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Ao navegar no site engeproconsultoria.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.