4 Coisas que Você Precisa Saber para não Perder Dinheiro no seu Negócio

Chega de perder dinheiro! Você provavelmente não sabe, mas há uma boa chance de estar perdendo dinheiro nesse exato minuto. Desde do mais trivial ao mais complexo, problemas assim ficam ocultos e caem na rotina, fazendo você perder o seu dinheiro como uma torneira aberta. Listamos 4 deles para você identificar, saber se é o seu caso e começar a .

1. Ineficiência das atividades

Alguma vez já se perguntou se existe algum jeito de fazer a mesma atividade em um tempo menor ou com menos materiais? Se não se perguntou, é melhor começar a se perguntar. Atividades mal feitas podem estar custando muito caro para sua empresa, afetando desde a qualidade do produto quanto a rapidez de produzi-lo. Impeça o seu negócio de jogar dinheiro fora e perder com isso!

Atividades que já caíram na rotina são as maiores vilãs, aquelas que parecem simples e que fazemos no “automático” são os nossos pontos cegos, que sugando o dinheiro como um sangue suga. Uma reavaliação das atividades, mesmo que mínimas, sempre é digna de importância. Uma atividade mal feita não faz tanta diferença, mas o somatório de várias, sendo repetidas dezenas de vezes todo dia, pode representar muito capital sendo jogado fora todo mês.

Evite desperdício, pegue cada atividade de cada pessoa e pergunte para si se há uma forma melhor de se fazer, justifique cada passo que deve ser dado, assim poderá validar a atividade como eficiente ou não e padroniza-las para não acontecer os mesmos erros no futuro.

2. Não Investir nos funcionários

SIM, você leu bem o título, estamos falando que para parar de perder dinheiro, precisa gastar dinheiro. Os funcionários estão diretamente atrelados à qualidade dos produtos. Não adianta ter a cura do câncer se você não souber vendê-la. Também não adianta ter a melhor estrutura de restaurante do país se os garçons não sabem como servir. Não tem para onde fugir, funcionários precisam ser treinados para prestarem o melhor trabalho possível.

Treinamento custa tempo e dinheiro, coisas que desestimulam o empregador de realizá-lo, preferindo forçar a situação até um extremo em que resulte no desligamento do funcionário (o que custa mais caro no final, juntando trabalho mal feito, perda de clientes e despesas trabalhistas).

Ter uma equipe treinada em seu time faz toda a diferença. Pessoas engajadas e capacitadas que garantem a qualidade de seu serviço viram o novo diferencial de sua empresa. Outra consequência é a diminuição da rotatividade, tendo menos custos trabalhistas e mantendo funcionários experientes dentro do seu negócio, o que contribui também para a prática de não perder em seu negócio.

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3. Descontrole da empresa.

Chega a ser ultrajante para alguns falar sobre isso, uma enorme ofensa, mas não é, e caso você se identifique com algo que for citado aqui, não se ofenda, tem como correr atrás e colocar sua empresa de volta nos trilhos do sucesso!

Você, produtor de qualquer produto que seja, ou prestador de qualquer serviço que seja, tem real acontecimento do que está acontecendo em seu negócio? Antes de responder essa pergunta, deixe eu lhe fazer algumas outras sobre o seu negócio:

– Sabe exatamente o que tem em seu estoque/depósito? Cada item e quantidade? – Hoje, pode me dizer com precisão quantos itens você expediu/vendeu? – Tem ideia de quanto tempo seu produto/serviço demora para ficar pronto? – Quais são os atuais canais de cliente mais eficientes de sua empresa? – Como está a eficiência espacial de seu estabelecimento? – Conhece o tempo de espera de filas (seja de produtos ou clientes)?

Caso você não saiba qualquer dessas informações, sinto lhe informar que estás em maus lençóis. Tais informações podem parecer irrelevantes na primeira impressão, mas são cruciais nas tomadas de decisão de seu negócio. Imagine que seu estabelecimento está perdendo 15% de espaço útil da empresa, investindo em um canal de clientes com pouca lucratividade, prometendo entregas que não são possíveis de produzir a tempo; isso parece alguém que tem controle de sua empresa? Informação também é ferramenta para deixar de perder!

Informações precisas e rápidas lhe economizam tempo, e quanto menos tempo você perde na tomada de uma decisão, menos dinheiro você perde com o problema que esteja lhe afetando. Investir em medições é crucial, pois pode se planejar e decidir com mais certeza e com menos chance de errar!

4. Falta de estratégia de comunicação externa

Seu negócio pode estar bem alinhado, com as atividades padronizadas, sendo realizadas com uma alta eficiência; seus funcionários podem estar altamente capacitados e capazes de realizarem suas devidas funções com muita competência e você pode estar fortemente informado e sob controle de tudo o que está acontecendo no seu negócio. Mas se o seu negócio não possui uma estratégica sólida e eficaz de comunicação externa, desde o primeiro contato com o cliente até a venda e divulgação do seu produto, esse negócio não engrenará.

Seguindo essa linha de raciocínio, e ressaltando a importância de que toda empresa precisa, de alguma maneira, manter um canal de diálogo aberto com o público externo, sem esquecer jamais de divulgar e vender seu produto, dividimos esse tópico em 3 importantes assuntos que estão diretamente interligados entre si:

Definição das suas personas: Saber quem você quer atingir com o seu negócio é o primeiro passo de qualquer planejamento. Isso permite que você concentre seus esforços no lugar correto e da forma certa, sem perder dinheiro tentando atingir um público que não é o seu. Seria basicamente encontrar o perfil de pessoa para quem se deseja vender, uma vez que ele apresenta uma necessidade, cuja solução se apresenta no seu produto ou serviço. No planejamento de personas, você analisa o perfil de quem você quer atingir e cria pessoas reais, lembrando que cada persona tem uma maneira de agir, uma jeito de pensar, interesses e causas próprias.

Linguagem do cliente: Diretamente relacionado com o tópico anterior, analisar e entender a linguagem do cliente é crucial, mas ao mesmo tempo muitas vezes complexo. Sem dúvida nenhuma, um dos grandes desafios de quem quer vender é se comunicar com seu cliente, e é justamente essa deficiência na comunicação que impede a conquista de novas vendas. Isso geralmente ocorre pois já estamos acostumados à linguagem do nosso próprio nicho e a lidar com pessoas que falam a mesma linguagem que a gente. Se seu negócio, por exemplo, visa um público mais jovem, não tem lógica usar uma linguagem muito formal e técnica.

Divulgação do produto/serviço: Por fim, após saber qual é a sua persona e qual é a linguagem que ela utiliza, é hora de saber fazer com que seu produto/serviço chegue até ela, de maneira impactante e eficiente. Com a atual superabundância de informações e a existência de mercados altamente concorridos, nem sempre é fácil identificar e executar a melhor estratégia para criar uma reputação, conquistar/fidelizar clientes e concretizar vendas. Com isso, é fundamental analisar os dados levantados após estudo dos tópicos anteriormente explicados, e a partir disso, ou seja, da persona e sua devida linguagem, agir de maneira efetiva na divulgação do seu produto/serviço. Redes sociais, influenciadores, e-mails, imprensa, sorteios, blog, eventos e parcerias são apenas alguns dos diversos meios de divulgação que podem ser úteis nesse momento.

Concluindo, podemos dizer que unindo soluções unificadas, planejamento sólido e uma boa estratégia, você pode aumentar muito a eficiência, deixa de perder dinheiro e melhorar a produtividade através de uma boa utilização da comunicação.

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