Transparência no trabalho: sua importância e como criá-la.

Em O Mentiroso (1997), Jim Carrey interpreta um advogado (daqueles típicos mentirosos compulsivos) que precisa passar 24 horas sem poder contar uma mentira. Na comédia, esse ataque de honestidade, juntamente com algumas consequências, coloca o personagem a algumas enrascadas (mas com o também tradicional “final feliz”).

Mas e se a verdade fosse uma constante na sua empresa? E se as pessoas falassem sempre o que realmente pensam visando sempre a melhoria do trabalho?

Já imaginou no impacto e na melhora que essa contribuição causaria no seu ambiente de trabalho?

Nos dias de hoje, mais do que nunca, a transparência nas relações de trabalho se tornou uma ferramenta essencial dentro que qualquer organização, e por conta disso, deve ser muito bem estimulada e valorizada.

O que é Transparência?

É sempre importante reforçar qual é o real significado da transparência. Basicamente, em um ambiente de trabalho, a pessoa transparente é aquela que não tem nada a esconder, e que lida com os outros de forma sincera e coerente.

Trata-se de quem está sempre de peito aberto para os outros, sem segundas intenções ou objetivos totalmente divergentes da companhia ou dos demais. Assim, quem age com clareza e de maneira assertiva, é visto como transparente.

Pode parecer óbvio, mas é como dizem, “o óbvio precisa ser dito”.

A importância da transparência em um papel de liderança

“Transparência total gera confiança total”. Essa frase sintetiza de forma clara e objetiva a principal consequência da transparência: confiança. Ser transparente é uma qualidade que ajuda a conquistar a confiança das pessoas. E, como reflexo disso, na empresa, funcionários procuram um ambiente de trabalho baseado no diálogo e na verdade.

A cultura da transparência no trabalho começa pela gestão das pessoas e por isso, os líderes têm um papel fundamental. Eles precisam manter uma relação aberta com os membros de sua equipe. Gerando assim, condições que sejam favoráveis às atividades em grupo, bem como espaço para a participação, a inovação, as opiniões e questionamentos. Não entender isso pode abrir espaço para a desconfiança, a fofoca, a queda de produtividade — entre outros prejuízos, tanto para os funcionários quanto para o líder e a companhia. 

Sem dúvidas, a liderança tem o potencial de influência muito grande, podendo interferir nos resultados, no clima organizacional, e na relação dos colaboradores com a empresa, por exemplo. Em suma, o líder tem um grande impacto no funcionamento de um negócio. Portanto, se um líder busca transparência de seus subordinados, é preciso dar o exemplo. Agindo assim, o time ganhará confiança em si próprio e em quem o está liderando, tornando as relações mais simples, diretas e sem brechas para erros.

Como criar uma cultura transparente?

Muitos gestores se perguntam o que deve ser feito na prática para criar relações de trabalho transparentes e conectadas com um novo ambiente de trabalho, dinâmico e desafiador.

Mas a verdade é uma só: ser transparente é mais fácil do que você pode imaginar. Ainda assim, trata-se de um exercício constante, e que deve ser mantido e aprimorado, portanto, quanto antes você começar, melhor.

Listamos 3 dicas para você que deseja criar uma cultura mais transparente em seu trabalho:

  • Compartilhe seus resultados (negativos e positivos)

Uma boa maneira de fazer com que as relações se tornem mais transparentes, é sempre compartilhar as vitórias, perdas e desafios com todos. Claro que compartilhar uma vitória é bem mais tranquilo, mas é preciso também admitir quando as coisas não derem certo e que não alcançaram o resultado esperado. Compartilhar fracassos ajuda a aumentar ainda mais a confiança e a maior união entre os membros de uma equipe.

Na prática, ao repassar as informações sobre algo, não ceda ao impulso de mascarar ou atenuar os resultados negativos. Exponha os fracassos e faça com que todos aprendam com eles. Quando todos sentem que entendem o que está acontecendo em sua equipe e por quê, você verá um envolvimento maior com o trabalho e uma solução de problemas mais criativa que se alinha às necessidades do seu negócio.

  • Seja honesto

Para William Shakespeare “Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade”. Considerada como um dom humano, algo natural, a honestidade deve ser posta em prática.

Sentir que você pode confiar em alguém, que você poderia dar e receber um feedback, por exemplo, é uma característica marcante da transparência. A comunicação aberta e honesta cria confiança, incentiva a inovação e cultiva um ambiente de trabalho saudável e harmonioso.

Relacionando diretamente com o tópico citado acima, expressar, de maneira honesta, informações importantes para todos os seus colegas cria uma plataforma positiva e produtiva para o trabalho em equipe. Por outro lado, a retenção de informações importantes de seus colegas de equipe pode prejudicar o desenvolvimento da sua equipe e quebrar a confiança entre os membros da equipe.

  • Absorva a pancada

Todos querem falar e desabafar, mas a verdade é que, na grande maioria das vezes, as pessoas não estão preparadas para ouvir palavras duras e feedbacks negativos.

Quando alguém aponta algo negativo quanto à sua conduta, a primeira reação será emocional. Mas você deve suprimir isso e racionalizar. Analisar de fato o feedback, filtrar os pontos positivos e usar isso a seu favor, assim como trabalhar em cima dos pontos negativos para evoluí-los.

Como diria Rocky Balboa “não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente”.

Quer mais dicas como essas para aprimorar seu ambiente de trabalho? Nos acompanhe nas redes sociais e fique de olho em nosso blog.

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