A definição de preços do que você vende é um dos primeiros passos para o sucesso perante o mercado. Ter um bom método de custeio e precificação cria diversas vantagens em relação aos seus concorrentes.
Falta de um cálculo detalhado dos custos de cada produto, despesas desnecessárias, dinheiro mal investido e acúmulo de prejuízos são algumas das dores mais recorrentes no mercado. E que com diagnóstico muito bem realizado no custeio e precificação da sua empresa podem trazer inúmeros benefícios.
Muitas organizações hoje em dia se encontram em uma situação onde não sabem se precificam certo. Por diversas vezes, acabam vendendo por um preço sem embasamento, e se prejudicando deixando de lucrar por um simples detalhe. O custeio surge dessa necessidade de identificar como devemos precificar nosso produto para que você tenha controle dos custos. Ele pode servir também para desenvolver práticas para reduzir custos nas empresas.
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Mas o que é Custeio?
O custeio serve para calcular o quanto se gasta na criação de um produto, serviço ou ideia para que sua empresa se posicione de forma mais estratégica no que tange às taxas e aos indicadores de lucratividade da mesma.
E Precificação?
Precificação nada mais é do que uma técnica de formação de preços que leva em conta um conjunto de critérios e variáveis. Entre eles, o preço da concorrência, produtos substitutos, mark-up e a margem de contribuição. Além de estratégias próprias de cada empresa, como o posicionamento de mercado e o valor percebido da marca.
Por que utilizar uma Metodologia para fazer a precificação?
Existem diversos métodos para calcular o preço de um produto, como Custeio Pleno, Custo Meta, Baseado em Atividades, Por Absorção, entre outros, no entanto todos eles oferecem benefícios para o seu negócio como por exemplo:
- Melhor Alocação de Recursos: é importante saber para onde os recursos estão indo, e com isso, alocar os recursos devidamente, melhorando a qualidade do produto e a satisfação do cliente;
- Maior Agilidade no diagnóstico financeiro: o estudo de custeio gera um melhor conhecimento sobre os gastos envolvidos na produção e, com isso, maior agilidade na redução de despesas e análise da situação financeira;
- Aumentar o potencial competitivo no mercado: esse método também gera uma produção com menos gastos. Isso dá à empresa uma certa proteção contra crises financeiras e uma vantagem frente à concorrência, e principalmente, a diminuição de custos, aumento da produção e gerando um aumento nos lucros.
Dessa forma, o Custeio e Precificação engloba todo o processo financeiro, desde o levantamento de gastos e análise até a formação ideal de preço de seus produtos ou serviços. Assim, é possível entender a importância de ter um planejamento contábil sólido na sua organização para poder passar por momentos de inconstância no mercado. Não apenas reduz os custos operacionais, como também aumenta as receitas da sua empresa, garantindo uma excelente perspectiva para o futuro dos negócios.
E você, ficou interessado no assunto? Como você realiza o custeio e a precificação na sua organização? Divida sua experiência conosco nos comentários! E não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais!
(Quer saber mais sobre como as finanças influenciam os lucros de sua empresa: https://engeproconsultoria.com.br/2020/07/30/gestao-financeira-a-base-do-seu-negocio/).